PERGUNTAS FREQUENTES

   

É muito fácil, basta acessar a página Relatório Online, na aba ÁREA DO CLIENTE, no site da ARTAN.

Para consultar você deve logar-se, ticar o item usuário e a data inicial e final do relatório, sendo que as datas devem ser inseridas no formato: dd/mm/aaaa.

Importante: Caso o período pretendido seja superior a 90 dias solicite à Central de Monitoramento a liberação do período pretendido.

Bem-Vindo ao Relatório ONLINE

É muito fácil, basta acessar no site da ARTAN, na aba PORTAL DO CLIENTE, a página Relatório Online.

Para consultar você deve logar-se, ticar o item setor e a data inicial e final do relatório, sendo que as datas devem ser inseridas no formato: dd/mm/aaaa.

Importante: Caso o período pretendido seja superior a 90 dias solicite à Central de Monitoramento a liberação do período pretendido.

Bem-Vindo ao Relatório ONLINE

As funções que cada o usuário acessa via App, assim como às notificações que recebe são as liberadas pelo usuário master junto à Central de Monitoramento.

As notificações mais comuns habilitadas para os usuários são: Ativação/Desativação do Sistema de Segurança, Falta e Restabelecimento Energia Elétrica 110/220V, Bateria Fraca, Falha na Conexão por Linha Telefônica, Falha na Conexão por Banda Larga, Relatório IA: Conta Ociosa e Relatório IA: Keep Alive Ocioso.

  1. Relatório IA: Conta Ociosa

Esta notificação é proveniente de um relatório administrativo gerado pelo sistema de IA – Inteligência Artificial da Central de Monitoramento e informa a não identificação de registros de atividade de sua conta de monitoramento há algum tempo.

Inicialmente verifique no local se os meios de comunicação do local estão disponíveis. Se sim, simule um evento de emergência para quebrar a ociosidade de registros em sua conta. Caso a Central de Monitoramento não responda à ocorrência solicite atendimento técnico.

Relatório IA: Keep Alive Ocioso

Esta notificação é proveniente de um relatório administrativo gerado pelo sistema de IA – Inteligência Artificial da Central de Monitoramento e informa a não identificação de registros de validação da conexão por internet (BL/GPRS) do sistema de alarme há algum tempo.

Por isso é importante testar a conexão de internet simulando a ativação ou a desativação de seu alarme via App e caso não receba em seu smartphone a notificação de ‘’ Validação da Conexão do Alarme Por Internet (BL/GPRS)’’, verifique no local de instalação a disponibilidade dos meios de comunicação, se disponíveis, solicite atendimento técnico.

  1. Falha de Conexão por Linha Telefônica

Se você recebeu esta notificação é porque o seu sistema de alarme possui além da conexão por linha telefônica uma via de conexão por Internet (BL/GPRS) com a Central de Monitoramento e foi por esta via alternativa que o alarme reportou o sinal de indisponibilidade da Linha Telefônica.

O primeiro passo neste caso é verificar se o problema da indisponibilidade é da operadora, ou da instalação de seu sistema de telefonia. Em qualquer dos dois casos, corrigido o problema você receberá em seu smartphone a notificação ‘’Restabelecida Conexão por Linha Telefônica’’.

Importante: Caso não identifique a causa da indisponibilidade da linha telefônica ou após o reparo não receba em seu smartphone a notificação ‘’Restabelecida Conexão por Linha Telefônica’’ solicite atendimento técnico.

  1. Falha na Conexão por Banda Larga

Se você recebeu esta notificação é porque o seu sistema de alarme possui além da conexão por Banda Larga, mais uma via de conexão por GPRS ou por Linha Telefônica com a Central de Monitoramento e foi por uma desta vias alternativas que o alarme reportou o sinal de indisponibilidade da Banda Larga.

O primeiro passo neste caso é verificar se o problema da indisponibilidade é da operadora do serviço de banda larga ou em sua na rede interna de internet. Em qualquer dos dois casos, corrigido o problema você receberá em seu smartphone a notificação ‘’Restabelecida a Conexão por Banda Larga’’.

Importante: Caso não identifique a causa da indisponibilidade da Banda Larga ou após o reparo não receba em seu smartphone a notificação ‘’Restabelecida a Conexão por Banda Larga’’ solicite atendimento técnico.

  1. Falta de Energia Elétrica 110/220V

Esta notificação informa que o ponto de energia 110/220V que alimenta a Central de Alarme está sem corrente elétrica e que o alarme está sendo alimentado pela bateria.

O primeiro passo neste caso é verificar se causa da indisponibilidade é regional, da concessionária de energia, ou na instalação elétrica de seu imóvel. Em qualquer dos dois casos, corrigida a causa você receberá em seu smartphone a notificação ‘’Restabelecida a Energia Elétrica 110/220V’’.

Importante: Caso não identifique a causa da indisponibilidade da Banda Larga ou após o reparo não receba em seu smartphone a notificação ‘’Restabelecida a Energia Elétrica 110/220V’’ solicite atendimento técnico.

  1. Sistema de Alarme Reportou Bateria Fraca

Esta notificação informa que a bateria de seu sistema de alarme entrou em nível crítico e que sem a alimentação de Energia Elétrica 110/220V a Central de Alarme pode deixar de reportar sinais de alarme para a Central de Monitoramento.

 Ao receber esta notificação consulte a área de atendimento técnico sobre a depreciação da bateria e necessidade de substituição.

Se o App estava funcionando normalmente e de um momento para o outro deixou de enviar comandos para o seu sistema de segurança a causas mais prováveis são:

  • O smartphone ter-se desconectado da Internet;
  • O link utilizado para a conexão do smartphone com a Central de Alarme não oferecer suporte para o tráfego de dados e/ou vídeo requisitado;
  • A Central de Alarme estar desconectada da Internet.

É muito fácil, basta abrir no App Moni, a janela Setores ao lado dos Status, selecionar a zona a ser inibida, deslizar o botão para a direita e clicar em aplicar.

As baterias utilizadas nos Sistemas de Segurança e Nobreaks são bens consumíveis, em que o uso altera o tempo de duração. Sempre uma bateria é submetida a um ciclo de descarga e posterior de recarga seus componentes se depreciam, por isso quanto maior for a frequência dos ciclos de descarga e recarga, maior será o consumo dos componentes e consequentemente menor será a vida útil da bateria.

Como não há uma forma segura de saber qual é o tempo de duração das baterias, nossa sugestão é sempre que o Sistema de Segurança reportar para a Central de Monitoramento o sinal de Bateria Fraca, proceder à troca se:

  • O tempo entre o reporte da Falta de Energia Elétrica 110/220V e o da Bateria Fraca for inferior a 6 horas;
  • O reporte de Bateria Franca ocorrer sem ter faltado energia elétrica da rede pública no local.

As baterias Detectores sem Fio são bens consumíveis, em que o uso altera o tempo de duração. Sempre que um Detectores sem Fio envia um sinal de validação ou de acionamento mesmo quando Central de Alarme está desarmada seus componentes se depreciam e a carga da bateria diminui, por isso quanto maior for a frequência destes eventos, maior será o consumo dos componentes e consequentemente menor será a vida útil da bateria.

Como não há uma forma segura de saber qual o tempo de duração das baterias dos Detectores sem Fio para trocá-las antes do esgotamento, nossa sugestão é, sempre que o Sistema de Segurança reportar para a Central de Monitoramento o sinal de Bateria Fraca de um Detector sem Fio, proceder à troca uma vez que estas baterias não se recarregam.

As sirenes são programadas para se acionarem por aproximadamente 2 minutos a cada disparo do sistema de alarme.

Não. As senhas dos Sistemas de Segurança são pessoais e não devem ser informadas para ninguém mesmo que você considere a pessoa como de confiança, por isso a ARTAN não pede senhas ou armazena registros das senhas dos usuários dos sistemas de segurança.

Quando o Usuário Master cadastra a senha de um novo usuário relaciona-a com uma posição numérica e é esse número, não a senha, que é reportado para a Central de Monitoramento, quando o usuário arma/desarma o Sistema de Alarme.

Na Central de Monitoramento da mesma forma o número é associado ao nome do usuário, por isso os registros de arme/desarme no relatório Online constam com o nome do usuário.

Se o App estava funcionando normalmente e de um momento para o outro deixou de acessar as câmeras as causas mais prováveis são:

  • O smartphone estar desconectado da Internet;
  • O link utilizado para a conexão do smartphone com o NVR/DVR não oferecer suporte para o tráfego de vídeo requisitado;
  • O Sistema de Circuito Fechado de TV estar desconectado da Internet.

A menos que você necessite, pela especificidade de seu negócio, manter por períodos mais longos nós aconselhamos que o armazenamento das imagens capturadas por câmeras de segurança seja de 15 dias.

Para tal intento o primeiro passo é definir o tamanho do HD – Hard Disk, a ser utilizado no NVR/DVR. Para isso aconselhamos contar com um técnico que o ajude a definir os parâmetros de gravação: quantidade de imagens por segundo (frames por segundo), resolução das imagens (HD, Full HD etc.), tipo de gravação, (continua ou por movimento) e padrão de compactação (H264, H265 etc.).

Definido os parâmetros de qualidade das imagens, o tempo de armazenamento e o tamanho do HD – Hard Disk, grave por um dia e confira se qualidade das imagens atende a seus objetivos e o espaço ocupado no HD – Hard Disk. Em seguida considere uma margem de segurança de ao menos 50% e multiplique o espaço ocupado em um dia de gravação pelo número de dias que tem em mente e certifique-se que o tamanho HD – Hard Disk é adequado. Considerando a alteração de cenários ao longo de tempo repita a verificação ao final do sétimo e do decimo quinto dia de armazenamento.

Não. Para a Central de Alarme enviar sinais de alarme, é necessário que ao menos um meio de comunicação, o principal ou um de backup, se encontre em perfeitas condições operacionais para que a reportagem de sinais de alarme para a Central de Monitoramento seja bem-sucedida.

Se o sistema de segurança possui apenas um meio de comunicação e este por algum motivo ficar indisponível, qualquer tentativa de envio de sinais de um alarme para a Central de Monitoramento, durante o período de indisponibilidade, não terá êxito.

Todos os meios de comunicação estão expostos a riscos que se encontram fora do controle do cliente e da empresa de monitoramento como: falhas operacionais, técnicas e sabotagem. Por isso, nossa sugestão para mitigar perdas de conexão entre a Central de Alarme e a Central de Monitoramento é a manutenção de ao menos 2 vias comunicação, uma principal e outra de backup, fisicamente independentes e de tecnologias diferentes.

São os sinais que reportam as ocorrências de acionamento de botões de pânico, código de coação e disparo de zonas.

Uma vez recebidos na Central de Monitoramento, o tratamento independentemente do dia e horário, consiste na adoção das providências relacionadas pelo cliente na FM- Ficha de Monitoramento.

São sinais que reportam falhas nas instalações, nas funções e alimentação dos equipamentos e nos meios de conexão com a Central de Monitoramento.

Uma vez recebidos na Central de Monitoramento, o tratamento consiste na abertura e envio de uma ordem de serviço para o setor de atendimento técnico, que contata e/ou notifica ao cliente o ocorrido, em horário comercial, de 2ª a 6ª feira, exceto feriados, e providencia se necessário a intervenção de um técnico.